Internacional Médicos Sem Fronteiras anunciam fim das operações em Gaza no final do...

Médicos Sem Fronteiras anunciam fim das operações em Gaza no final do mês

Os Médicos Sem Fronteiras (MSF) anunciaram que encerrarão as suas operações na Faixa de Gaza no final deste mês, devido à falta de entrega de uma lista dos seus trabalhadores às autoridades israelitas. 

O ministério israelita da Diáspora e Luta contra o Antissemitismo fez o anúncio este domingo, com o ministro Amichai Chikli a afirmar que “ajuda humanitária, sim. Cegueira em matéria de segurança, não”. O ministro criticou a organização por, segundo ele, demonstrar uma falta de transparência e agir movida por interesses que considera irrelevantes.

Desde que Israel iniciou a sua ofensiva em 7 de outubro de 2023, pelo menos 579 trabalhadores humanitários foram assassinados na Faixa de Gaza, o que levanta preocupações significativas sobre a segurança dos profissionais que estão na linha da frente da ajuda humanitária.

A decisão dos MSF de suspender as operações em Gaza representa uma nova complicação na já delicada situação humanitária da região, onde a necessidade de assistência médica e apoio humanitário é crítica. A organização tem desempenhado um papel vital na prestação de cuidados a civis afetados pelo conflito, e a sua saída poderá agravar ainda mais a crise humanitária na área.

Recomendado para si:  Menina de 7 anos resgatada dos escombros após desabamento no Rio de Janeiro

Destaques da semana