O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) de Moçambique emitiu um alerta sobre a progressão da Tempestade Tropical Moderada “GEZANI”, que poderá atingir o Canal de Moçambique já esta quarta-feira (11), com potencial para evoluir para um ciclone tropical.
As autoridades meteorológicas moçambicanas estão a monitorizar com elevada preocupação a evolução desta tempestade, que se formou na bacia sudoeste do Oceano Índico. O sistema apresenta um forte potencial de intensificação, podendo transformar-se num ciclone tropical nas próximas horas.
Segundo o último balanço oficial, a tempestade localizava-se esta manhã nas coordenadas 17.8 Sul e 54.8 Este. Neste momento, o “GEZANI” regista ventos sustentados de 75 km/h, com rajadas que podem atingir os 100 km/h, deslocando-se em direcção sudoeste a uma velocidade de 15 km/h.
As projecções indicam que a tempestade deverá entrar no Canal de Moçambique na quarta-feira, e há um risco significativo de que o sistema ganhe força ao aproximar-se da costa moçambicana, podendo atingir o território com o estatuto de ciclone tropical.
O impacto directo da tempestade poderá ser particularmente severo nos distritos costeiros das províncias de Sofala, Inhambane e Gaza. As previsões meteorológicas apontam para um cenário caracterizado por chuvas intensas e ventos médios de 120 km/h, com rajadas que poderão escalar até aos 140 km/h.
O INAM apela à população residente nas zonas de risco que siga atentamente as actualizações meteorológicas e as orientações e avisos divulgados pelas autoridades nacionais competentes, de modo a garantir a segurança e a protecção das comunidades afectadas.
















