O ex-secretário-geral do Partido Socialista (PS), António José Seguro, foi eleito Presidente de Portugal, sucedendo a Marcelo Rebelo de Sousa. A eleição ocorreu neste domingo, com a contagem dos votos a revelar um forte apoio por parte da população.
Com 99,20% das urnas apuradas, Seguro obteve 66,8% dos votos, enquanto André Ventura, líder do partido Chega, ficou-se pelos 33,18%. Ventura, conhecido pelo seu discurso firme contra a imigração, reconheceu a derrota logo após a divulgação das projecções, desejando a Seguro um excelente mandato.
Em declarações feitas aos jornalistas, António José Seguro elogiou a cidadania dos portugueses, afirmando que “o povo português é o melhor povo do mundo” e destacou a “responsabilidade cívica enorme” que a população demonstrou ao exercer o seu direito de voto.
No seu discurso de vitória, Seguro sublinhou que “os vencedores da última noite são os portugueses e a democracia”. Segundo o jornal Público, o novo Presidente alcançou o maior número de votos absolutos da história das eleições presidenciais em Portugal, um marco significativo para o país.
A cerimónia de tomada de posse será agendada nos próximos dias, onde Seguro delineará as suas prioridades para o mandato que agora inicia.















