O Centro de Salvamento Marítimo de Las Palmas anunciou o resgate de 124 indivíduos, entre os quais se encontram cinco mulheres e uma criança, que se encontravam a bordo de uma canoa e de um barco nas proximidades da ilha de Gran Canária.
As operações de salvamento tiveram início no passado sábado, quando a embarcação Macondo Salvamar foi mobilizada para localizar uma canoa que se encontrava à deriva. Após uma busca bem-sucedida, a canoa foi escoltada até ao porto, onde os ocupantes desembarcaram por volta das 22:00, hora local.
Ainda durante a tarde de sábado, o centro de coordenação recebeu alertas sobre um barco que partira de El Aaiún, no Saara Ocidental, com destino às Ilhas Canárias. Depois de várias tentativas sem sucesso de estabelecer contacto, foi possível determinar a localização da embarcação, levando à decisão de desviar um navio mercante que navegava nas proximidades e mobilizar a guarda marítima Urania para a operação.
O navio mercante confirmou ter avistado o barco com migrantes por volta das 22:12, sendo solicitado que o acompanhasse até à chegada da guarda marítima, que só interviria se fosse necessário.
O resgate foi finalmente concluído cerca das 00:40, com a retirada de 60 pessoas a bordo, provenientes maioritariamente de regiões subsaarianas e magrebinas. Todas as pessoas resgatadas, aparentemente em boa saúde, desembarcaram no cais de Arguineguín por volta das 03:30.