Um relatório recente do Corpo de Bombeiros da Califórnia (CalFire) revela que as agências governamentais poderão enfrentar prejuízos económicos que podem ascender a 61 milhões de dólares (58 milhões de euros) ou mais por ano, durante o processo de reconstrução das áreas devastadas pelos incêndios de Pacific Palisades e Eaton, os dois maiores focos de incêndio na região.
Os incêndios tiveram um impacto devastador, com 56% das propriedades do bairro de Pacific Palisades a serem severamente afectadas, e quase metade das propriedades em Altadena, a localidade mais atingida pelo incêndio de Eaton, reduzidas a cinzas.
Segundo o Los Angeles Times, mais de 16 mil estruturas foram danificadas, incluindo pelo menos 79 casas avaliadas em mais de 10 milhões de dólares, em Pacific Palisades, e mais de 2.400 casas em Altadena, que valiam acima de 1,5 milhões de dólares.
O estudo aponta que as perdas estimadas em Pacific Palisades podem chegar a 22 mil milhões de dólares, enquanto Altadena pode enfrentar danos de até 7,8 mil milhões de dólares, considerando as casas classificadas como “destruídas ou com danos de até 50%”.
Contudo, esses valores representam apenas uma fracção do custo total da calamidade, que é estimado em 272 milhões de dólares, posicionando esta vaga de incêndios como uma das piores catástrofes provocadas por incêndios florestais na história da região.