O Hamas e Israel anunciaram um acordo que prevê a libertação de seis reféns israelenses no próximo sábado, dia 22 de Fevereiro.
Além disso, os corpos de quatro sequestrados, incluindo dois crianças, serão devolvidos, conforme indicado pelo movimento islâmico.
Este acordo marca um momento significativo, uma vez que é a primeira vez que corpos de reféns serão entregues desde o início do cessar-fogo entre as duas partes, em 19 de Janeiro deste ano. O governo israelense confirmou a entrega de quatro corpos esta quinta-feira, mas não elaborou sobre os detalhes do processo, conforme reportado pelo enviado especial da RFI para Jerusalém, Pierre Olivier.
De acordo com informações divulgadas pelo Hamas, entre os quatro mortos encontra-se Shiri Bibas e os seus filhos Kfir e Ariel, de cinco e dois anos, respectivamente. A família Bibas tornou-se um símbolo da tragédia dos reféns israelenses capturados em 7 de Outubro de 2023. O pai das crianças, Yarden Bibas, de 35 anos, foi libertado em 1 de Fevereiro.
Kfir, que na altura do sequestro tinha apenas oito meses e meio, foi o mais jovem entre os 251 reféns capturados. O Hamas havia afirmado anteriormente que Shiri e as crianças tinham perdido a vida num bombardeio israelense em Novembro de 2023, embora Israel não tenha confirmado tal informação.