As agências do governo federal dos Estados Unidos estão a preparar-se para implementar um plano de demissões em massa, conforme ordem do presidente Donald Trump.
O decreto, assinado na terça-feira (11), designa o empresário Elon Musk como responsável pelo projecto, que está sob a alçada do recém-criado Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês).
Segundo o decreto, todos os órgãos federais deverão colaborar com Musk e sua equipa na avaliação da folha de pagamento, com o objectivo de identificar quais funcionários serão desligados. A medida tem como foco a reestruturação da burocracia federal, prometendo uma redução significativa de pessoal nas agências governamentais.
Além das demissões, o decreto prevê a contratação de novos colaboradores para cargos-chave. Esta iniciativa faz parte de uma estratégia mais ampla do presidente Trump, que já havia sido mencionada durante a sua campanha eleitoral, visando garantir que apenas indivíduos leais ao seu governo ocupem as posições mais influentes da administração pública.