Um membro destacado do principal órgão consultivo do Governo chinês, Chen Songxi, propôs, na terça-feira, a redução da idade legal do casamento para os 18 anos e a eliminação das restrições ao número de filhos.
Esta proposta visa enfrentar a preocupante diminuição da taxa de natalidade no país.
A sugestão foi apresentada como parte das temáticas que serão debatidas nas “Duas Sessões” deste ano, reuniões anuais da Assembleia Popular Nacional e da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, que se iniciarão na próxima semana. Estas sessões são uma plataforma crucial para discutir políticas e directrizes que afectam o futuro do país.
Actualmente, a idade mínima para o casamento na China é de 22 anos para os homens e de 20 anos para as mulheres. Além disso, a legislação vigente permite que os casais tenham até três filhos, uma política introduzida para incentivar o crescimento populacional após anos de restrições mais severas.
A proposta de Chen Songxi reflete uma preocupação crescente com o envelhecimento da população e as suas implicações para o desenvolvimento social e económico da China. A redução da idade de casamento e a liberalização das políticas de natalidade podem ser vistas como tentativas de revitalizar a demografia do país e garantir um futuro mais sustentável.