Um grave acidente ocorreu na estação de esqui de Astún, no norte de Espanha, quando o cabo de um teleférico se soltou, provocando a queda de várias cadeiras.
No total, pelo menos 35 pessoas ficaram feridas, sendo que cerca de 10 delas se encontram em estado grave.
As testemunhas relatam momentos de terror. María Moreno, uma das vítimas, descreveu à estação pública de televisão TVE que, de repente, um barulho ensurdecedor foi ouvido e, em instantes, as cadeiras começaram a balançar violentamente. “Saltámos para cima e para baixo cerca de cinco vezes; as nossas costas ficaram bastante doridas e machucadas, mas havia pessoas que caíram das cadeiras”, explicou.
Outro jovem que estava no local confirmou a descrição de María, afirmando que “tudo aconteceu de forma muito rápida, como se um cabo tivesse se soltado e, de repente, todas as cadeiras começaram a cair, fazendo com que as pessoas saíssem voando”.
Os serviços de emergência mobilizaram imediatamente cinco helicópteros e cerca de 15 ambulâncias para socorrer os feridos, enquanto um hospital de campanha foi montado na própria estação de esqui para prestar assistência imediata.
O Primeiro-Ministro espanhol, Pedro Sánchez, manifestou a sua solidariedade através da rede social X, revelando que entrou em contacto com o governador local para oferecer “todo o apoio” do seu governo neste momento de crise.