Destaque Deslizamentos de terra na Indonésia causam 16 mortos e deixam vários desaparecidos

Deslizamentos de terra na Indonésia causam 16 mortos e deixam vários desaparecidos

Na ilha de Java, que alberga mais de 150 milhões de habitantes, a tragédia fez-se sentir com a ocorrência de deslizamentos de terra em três locais distintos, resultando na morte de 16 pessoas.

Além das vítimas fatais, outras 10 sofreram ferimentos de gravidade variável, enquanto onze permanecem desaparecidas, de acordo com informações divulgadas pela Agência Nacional de Busca e Salvamento (Basarnas).

Os relatos preliminares não oferecem pormenores adicionais sobre as circunstâncias das mortes ou sobre as vítimas.

Em simultâneo, a ilha turística de Bali enfrentou um trágico episódio de avalanches que ocorreram entre domingo e segunda-feira, resultando na morte de nove indivíduos e deixando sete feridos, conforme reportou a Agência Nacional de Gestão de Catástrofes (BNPB). O primeiro deslizamento de terra atingiu uma cabana onde as vítimas, todas de nacionalidade indonésia, se encontravam alojadas, enquanto o segundo incidente ocorreu na véspera, na capital da ilha, Denpasar. Este último deslizamento soterraram diversas habitações, causando cinco mortos e três feridos.

Os feridos foram prontamente transportados para hospitais locais, numa ilha onde a coexistência de estâncias de luxo contrasta com infraestruturas deficientes e habitações precárias, especialmente nas áreas rurais.

Recomendado para si:  Oposição reivindica vitória nas presidenciais nos Camarões e desafia Paul Biya

A BNPB alertou que são esperadas chuvas moderadas a fortes na maior parte de Bali e advertiu para o aumento do risco de catástrofes, como inundações e deslizamentos de terra, devido a estas condições meteorológicas. “Se houver chuva intensa por mais de duas horas, os residentes em áreas sob risco, como zonas inferiores a penhascos ou nas margens dos rios, devem evacuar para locais mais seguros”, recomendou a agência.

As autoridades indonésias planeiam intensificar a vigilância nas áreas susceptíveis a desastres naturais. Em Março do ano anterior, um deslizamento de terra resultou na morte de dois turistas estrangeiros, uma australiana e um holandês, que se encontravam na aldeia afectada.