Destaque Confrontos mortais em Muecate após saques a donativos do INGD

Confrontos mortais em Muecate após saques a donativos do INGD

Um cidadão perdeu a vida e quatro pessoas, incluindo um menor de 15 anos, ficaram feridas em confrontos entre a Polícia e populares no distrito de Muecate, na província de Nampula, norte de Moçambique. 

O incidente ocorreu após saques a armazéns do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), onde estavam armazenados alimentos e material agrícola destinados a apoiar vítimas do Ciclone Jude.

A organização Kóxukhuro, que opera nas áreas de direitos humanos e governação em Nampula, denunciou que a indignação da população resultou da exclusão de muitos beneficiários, uma vez que, mais de um mês após a entrega dos produtos pelo INGD, as listas de beneficiários, divulgadas a 15 de Outubro, continham predominantemente nomes de familiares e amigos de líderes comunitários e funcionários públicos. Esta situação gerou acusações de favorecimento e exclusão, levando centenas de pessoas a assaltar os armazéns.

Na tentativa de restaurar a ordem, a Polícia foi accionada e utilizou força para dispersar a multidão, resultando em um morto e quatro feridos. A Kóxukhuro destacou que o episódio revela não apenas a grave situação de insegurança alimentar em Muecate, mas também a fragilidade das respostas institucionais à pobreza extrema.

Recomendado para si:  Navio com tripulação internacional encalha na costa de Inhambane

O Centro para Democracia e Direitos Humanos (CDD) expressou profunda preocupação face às falhas graves das autoridades na gestão da assistência e à intervenção desproporcional da Polícia.

A organização exige, por um lado, a prestação urgente de assistência humanitária às vítimas do Ciclone Jude, que deveriam ter sido socorridas há muito tempo, e, por outro, a abertura de uma investigação para apurar as causas do incidente e responsabilizar todos os intervenientes envolvidos.