Nos últimos dias, as ilhas Canárias têm sido palco de uma intensa actividade migratória, com cerca de 800 migrantes a chegarem a El Hierro, Tenerife e Grande Canária a bordo de pequenas embarcações. As autoridades locais confirmaram hoje que o fenómeno se intensificou nas últimas 24 horas.
O último resgate teve lugar a 60 quilómetros de El Hierro, onde a aeronave Sasemar 102 e o Salvamar Ácrux realizaram uma operação de salvamento, conseguindo resgatar 86 pessoas que se dirigiam para La Restinga, localizada a sul da ilha.
Além disso, foram detectadas três embarcações adicionais com um total de 222 migrantes, a uma distância entre cinco e sete quilómetros a sul de La Restinga. Na Grande Canária, o Salvamar Macondo assistiu outra embarcação a 3,7 quilómetros da costa, com 70 ocupantes, entre os quais se encontravam 67 homens, duas mulheres e um menor.
O Salvamar Alpheratz também teve uma participação activa, acompanhando uma embarcação até Los Cristianos, a sul de El Hierro, que chegou autonomamente com 57 migrantes subsaarianos, incluindo 12 menores de idade.
Na terça-feira, um grupo de 91 pessoas desembarcou no porto de Los Cristianos, após terem sido resgatadas próximo de Punta Rasca, em Tenerife. Durante a manhã desse mesmo dia, 46 migrantes foram socorridos perto de El Hierro, incluindo quatro mulheres, que viajavam em condições precárias. Outras duas embarcações chegaram à costa com um total de 170 migrantes a bordo, distribuídos por duas barcaças que transportavam 89 e 81 pessoas, respectivamente.