O governo da Argentina declarou a sua intenção de construir uma cerca de 200 metros de extensão na cidade de Aguas Blancas, situada na fronteira com a Bolívia.
A medida visa, segundo a ministra da Segurança, Patricia Bullrich, “proteger os argentinos do tráfico de drogas”.
Em uma publicação no X (antigo Twitter), Bullrich afirmou: “Do governo nacional promovemos a cerca em Aguas Blancas para proteger os argentinos do tráfico de drogas. Por isso, com o Plano Güemes, incorporamos uma nova medida para reforçar o controle na fronteira, que estava totalmente descontrolada.”
Aguas Blancas, um pequeno município com cerca de 1.500 habitantes, localiza-se no nordeste da província de Salta, em frente à cidade boliviana de Bermejo. O rio que dá nome à cidade boliviana serve de fronteira natural entre as duas localidades.
A iniciativa foi também confirmada por Adrián Zigaran, interventor do governo federal na província, durante uma entrevista à imprensa local.
A construção da cerca é vista como parte de um esforço mais amplo para fortalecer a segurança nas fronteiras argentinas e controlar a crescente problemática do tráfico de drogas na região.