Internacional Trump afirma que concederá perdão a participantes da invasão ao capitólio

Trump afirma que concederá perdão a participantes da invasão ao capitólio

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou que um dos seus primeiros actos na nova administração será a concessão de perdões a réus envolvidos na invasão ao Capitólio, que ocorreu a 6 de Janeiro de 2021. 

A declaração foi feita durante uma entrevista à revista Time, cuja edição foi divulgada na quinta-feira.

Trump, que recentemente derrotou Kamala Harris nas eleições presidenciais, foi agraciado com o título de Personalidade do Ano pela revista Time, uma distinção que reconhece figuras que tiveram um impacto significativo no mundo, quer para o bem, quer para o mal, ao longo do último ano.

Quando questionado sobre a situação dos apoiadores acusados de crimes federais em decorrência da invasão, o futuro presidente dos EUA afirmou ter tomado uma decisão em relação a todos os casos. Ele prometeu que irá analisar cada situação de forma individual, começando “na primeira hora” de seu mandato.

“Bem, vamos analisar cada caso individual e vamos fazer isso muito rapidamente. Vai começar na primeira hora que eu chegar ao cargo. E a grande maioria deles não deveria estar na prisão. A grande maioria não deveria estar na prisão, e eles sofreram gravemente”, declarou Trump.

Recomendado para si:  Ex-traficante angolano condenado a três anos e seis meses de prisão em Luanda

No entanto, o ex-presidente salientou que apenas os casos que não envolvam violência serão passíveis de perdão.

Até ao momento, mais de 1.200 pessoas foram acusadas de crimes relacionados com a invasão do Capitólio. O episódio foi desencadeado por apoiadores de Trump, que se mostraram inconformados com a derrota do republicano para o actual presidente Joe Biden, e tentaram impedir a contagem dos votos da eleição presidencial pelo Senado.