O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou que o país está equipado com cinco mil mísseis antiaéreos portáteis, de origem russa, para fazer frente a possíveis ameaças militares dos Estados Unidos.
“Qualquer força militar no mundo conhece o poder dos Igla-S e a Venezuela possui nada mais nada menos que cinco mil Igla-S”, afirmou Maduro durante uma intervenção televisiva. O Igla-S é um sistema de mísseis portáteis concebido para abater aeronaves a baixa altitude.
Esta declaração surge após a realização de exercícios militares, ordenados por Maduro, em resposta à presença de forças norte-americanas na região das Caraíbas. Recentemente, Washington mobilizou sete navios e aviões de combate, alegando que as operações visam combater o tráfico de drogas no mar das Caraíbas, onde, desde o início de Setembro, realizaram pelo menos sete ataques que resultaram em 32 fatalities.
Entretanto, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou em meados de Outubro que autorizou operações clandestinas da Agência Central de Inteligência (CIA) contra o governo venezuelano. Os Estados Unidos acusam Maduro e a sua administração de liderarem uma extensa rede de tráfico de drogas.
Por sua vez, as autoridades venezuelanas reiteram a negação das acusações, alegando que a administração de Trump procura promover uma mudança de regime no país e apoderar-se das significativas reservas de petróleo venezuelanas.
















