O Presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev, acusou a Rússia de ser responsável pela queda avião da Azerbaijan Airlines, que ocorreu na-feira no Cazaquistão, resultando na morte de 38 pessoas.
Em uma entrevista transmitida no domingo, Aliev afirmou que a aeronave foi atingida por “fogo” proveniente do território russo, conforme relatado pela agência de notícias Azertag.
Segundo Aliev, o avião civil foi danificado externamente enquanto sobrevoava território russo, com a cauda seriamente comprometida por disparos vindos do solo. O presidente azeri também alegou que o avião foi tornado “incontrolável” devido a meios militares de interferência electrónica.
O líder do Azerbaijão criticou as múltiplas versões apresentadas pela Rússia após o incidente, sugerindo que estas tentativas de explicar o acidente indicam um desejo de encobrir a verdade. Aliev reafirmou que, embora o incidente não tenha sido intencional, a responsabilidade recai sobre a Rússia.
Durante a entrevista, Aliev revelou ter apresentado três exigências à Rússia: um pedido formal de desculpas ao Azerbaijão, a admissão de culpa pelo incidente e a punição dos responsáveis, além de compensação pelos danos ao Estado do Azerbaijão e às vítimas.
Ele destacou que a primeira condição foi cumprida com as declarações do presidente russo, Vladimir Putin, no sábado, expressando confiança de que as demais exigências serão atendidas.















