Internacional Água tóxica apontada como possível causa da morte de 350 elefantes na...

Água tóxica apontada como possível causa da morte de 350 elefantes na África

Um estudo recentemente publicado no periódico Science of the Total Environment trouxe novas luzes sobre a misteriosa morte de 350 elefantes em Botsuana em 2020. 

Os investigadores sugerem que as mortes podem ter sido provocadas pela ingestão de água contaminada, com a crise climática desempenhando um papel crucial neste fenómeno.

Os elefantes foram observados em comportamento anômalo, caminhando em círculos antes de colapsarem, uma cena que alarmou a comunidade local e científica. As primeiras carcaças foram localizadas no nordeste do país, acendendo um alerta sobre a saúde dos ecossistemas aquáticos.

O estudo revela que as mortes estão associadas ao envenenamento por água contaminada com florações tóxicas de algas verde-azuladas, conhecidas como cianobactérias. Estas bactérias, que realizam fotossíntese, proliferam em águas turvas e paradas, especialmente em ambientes ricos em nutrientes, e algumas espécies produzem toxinas que podem ser fatais para a fauna.

“Nosso estudo fornece evidências de que a toxicidade cianobacteriana pode ser um factor contribuinte para a mortandade de 2020, ao mesmo tempo, em que considera outras causas potenciais, e oferece uma estrutura geral para investigação de eventos de mortalidade futuros”, destacam os investigadores na sua pesquisa.

Recomendado para si:  Cuba alerta sobre falta de combustível para voos devido a boicote dos EUA

Os dados utilizados na investigação foram obtidos através de imagens de satélite, que permitiram analisar a distribuição das carcaças dos elefantes em relação aos bebedouros. Os cientistas concluíram que os elefantes viajavam cerca de 100 quilómetros até os pontos de água e morriam aproximadamente 88 horas após a ingestão da água contaminada.

Ao examinarem três mil bebedouros, os pesquisadores observaram que aqueles com um aumento nas florações de cianobactérias em 2020 apresentaram uma elevada concentração de carcaças, reforçando a ligação entre a qualidade da água e a mortalidade dos elefantes.

Destaques da semana