Nacional Sudão: Ataque a mercado em Sennar causa 21 mortos e mais de...

Sudão: Ataque a mercado em Sennar causa 21 mortos e mais de 70 feridos

Esta madrugada, um ataque ao mercado de Sennar, no sudeste do Sudão, resultou na morte de pelo menos 21 pessoas e deixou mais de 70 feridos. 

O ataque é atribuído ao grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF), conforme anunciou hoje a Rede de Médicos Sudaneses.

Segundo a informação divulgada, os paramilitares efectuaram disparos de artilharia contra um mercado movimentado, numa ação que a organização não-governamental qualificou como um “massacre contra civis indefesos”.

A Rede de Médicos Sudaneses relatou que o ataque visou uma área com grande concentração de cidadãos e ocorreu numa cidade que, nos últimos meses, tem sido um dos principais cenários dos intensos combates entre o exército sudanês e as forças paramilitares.

As RSF conseguiram recuperar grande parte do controlo desta região estratégica no sudeste do Sudão.

A Rede de Médicos Sudaneses pediu que as organizações internacionais intervenham para pôr fim aos ataques contra civis. Este apelo surge após um relatório da missão de investigação da ONU ter acusado tanto o exército sudanês quanto as RSF de cometerem crimes de guerra.

Sennar, a capital do Estado com o mesmo nome, tem estado sob cerco dos paramilitares há vários meses. A cidade é considerada estratégica devido ao seu terreno e à sua proximidade com a capital, Cartum.

O conflito no Sudão, que começou a 15 de Abril de 2023, provocou a deslocação de mais de 10,3 milhões de pessoas, transformando o país no epicentro da mais grave crise migratória global. Mais de metade da população enfrenta actualmente situações de fome.