Pelo menos 22 corpos foram recuperados após o naufrágio de uma embarcação que transportava dezenas de pessoas no rio Níger, na Nigéria. A confirmação foi feita este sábado pela Agência de Gestão de Emergências do estado do Níger.
De acordo com Ibrahim Husseini, porta-voz da Agência, a tragédia ocorreu na noite de quinta-feira para sexta-feira, quando a embarcação se deslocava do estado central de Kogi em direcção ao norte, rumo ao estado do Níger. “Até ao momento, foram recuperados 22 corpos. A operação de resgate continua, com a colaboração dos nossos parceiros em Kogi”, afirmou Husseini à agência de notícias EFE.
As vítimas, na sua maioria mulheres comerciantes e artesãs, dirigiam-se a um mercado quando o acidente ocorreu. Apesar de o porta-voz ter relatado que cerca de 50 pessoas estavam a bordo da embarcação, diversos meios de comunicação locais e internacionais apontam para um número superior a 200 passageiros. Além disso, pelo menos oito sobreviventes foram resgatados até ao momento.
As causas do naufrágio ainda permanecem desconhecidas. É importante salientar que naufrágios de embarcações são uma ocorrência frequente na Nigéria, muitas vezes atribuídos a sobrecarga das embarcações e à falta de regulação no transporte aquático. A situação é agravada pela ausência de coletes salva-vidas entre os passageiros, aumentando assim a mortalidade em acidentes desta natureza.
Este incidente trágico não é isolado. No passado dia 14 de Setembro, pelo menos 41 pessoas perderam a vida num naufrágio semelhante no estado de Zamfara, no noroeste do país, e em 1 de Outubro, outro acidente no estado do Níger resultou na morte de pelo menos 40 pessoas.