A Estrada Nacional Número Um (EN1) encontra-se totalmente bloqueada desde as primeiras horas desta segunda-feira (01), na zona de Bobole, distrito de Marracuene, província de Maputo, após graves incidentes que envolveram a Polícia da República de Moçambique (PRM) e moradores locais.
Segundo testemunhas, um menor de idade perdeu a vida após ter sido atingido por disparos efectuados por um agente da PRM, na sequência de uma perseguição a uma viatura proveniente da África do Sul.
A tragédia desencadeou uma revolta popular que culminou no linchamento do agente envolvido, queimado vivo pela multidão.
Um residente relatou que os disparos ocorreram por volta das 05h00, depois de a viatura ter saído do controlo de Nhongonhane. O agente foi encurralado na zona de Castro, onde acabou capturado pela população.
“Os nossos carros ficaram bloqueados às 05h00. Até às 05h30 o agente ainda estava vivo, mas só por volta das 06h00 é que foi queimado”, disse uma testemunha.
O cenário obrigou à paralisação do tráfego na EN1, criando longas filas de viaturas e deixando dezenas de passageiros retidos no local.