Internacional António Guterres apela à paz na Ucrânia e a respeito pelos Direitos...

António Guterres apela à paz na Ucrânia e a respeito pelos Direitos Humanos em cimeira no Cazaquistão

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou a uma solução pacífica para o conflito na Ucrânia, baseada no direito internacional e na Carta das Nações Unidas, durante o seu discurso na cimeira alargada da Organização de Cooperação de Xangai (OCS), realizada em Astana, capital do Cazaquistão.

“Precisamos de paz na Ucrânia, fundamentada na Carta das Nações Unidas e no direito internacional”, afirmou Guterres perante os líderes presentes na cimeira.

Além da situação na Ucrânia, Guterres fez um apelo urgente para um cessar-fogo em Gaza e o fim imediato do derramamento de sangue, bem como a libertação incondicional de todos os reféns. “Precisamos de paz do Sudão ao Sahel, da República Democrática do Congo à Somália, da Birmânia ao Haiti”, destacou o secretário-geral, ampliando a sua mensagem de paz a várias regiões em conflito.

Referindo-se à situação no Afeganistão, Guterres sublinhou a importância da formação de um governo inclusivo que garanta o respeito pelos direitos humanos. “Todos os países devem unir-se para evitar que o Afeganistão se torne novamente um foco de terrorismo”, alertou.

Recomendado para si:  Cuba alerta sobre falta de combustível para voos devido a boicote dos EUA

Guterres enfatizou ainda que a OCS, sendo a maior organização regional do mundo, possui tanto o poder quanto a responsabilidade de “promover a paz”. A OCS, estabelecida em 2001, é composta actualmente por Bielorrússia, China, Índia, Irão, Cazaquistão, Quirguizistão, Paquistão, Rússia, Tajiquistão e Uzbequistão.

A cimeira realizada em formato ampliado conhecido como OCS+, contou também com a participação de representantes de países parceiros e amigos da organização, incluindo Azerbaijão, Emirados Árabes Unidos, Mongólia, Paquistão, Turcomenistão e Turquia.

Destaques da semana