A Índia divulgou os resultados das eleições gerais, destacadas pelas autoridades como “a maior e mais longa votação da história mundial”.
A Aliança Democrática Nacional (ADN), liderada pelo Partido do Povo Indiano (Partido Bharatiya Janata), cujo líder é o Primeiro-Ministro Narendra Modi, saiu vitoriosa nas eleições parlamentares gerais na Índia.
Vinay Kumar, embaixador da Índia na Rússia, num comentário exclusivo para a TV BRICS, explicou como a Índia pode partilhar a sua experiência na organização de processos eleitorais com os parceiros do BRICS.
“Na Índia, existe um instituto dedicado ao treino eleitoral. Oferecemos bolsas de estudo a instituições estrangeiras e comissões eleitorais para enviarem os seus funcionários para um programa de treino de dois ou três meses sobre como funciona o processo na Índia. Este programa cobre todo o espectro, desde a revisão das regras eleitorais, verificação e contagem de votos. Trata-se de um programa contínuo que existe há décadas, e muitos países do Sul Global, nossos parceiros em programas de desenvolvimento, têm beneficiado desses centros de treino”, explicou o embaixador.
As eleições gerais na Índia, iniciadas a 19 de Abril, foram realizadas em sete fases. De acordo com Rajiv Kumar, chefe da Comissão Eleitoral Central, 642 milhões de pessoas, ou 62% dos eleitores, participaram no processo eleitoral.