O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural está a preparar-se para a realização da Campanha Nacional de Vacinação deste ano, a decorrer entre os meses de abril e julho, que demandará mais de cinco milhões de doses de vacinas.
Do total das doses necessárias, aproximadamente 3.3 milhões são de produção nacional, enquanto as restantes são importadas.
As vacinas de produção nacional serão predominantemente destinadas à imunização do gado bovino contra o carbúnculo hemático e carbúnculo sintomático, além das galinhas landim contra a doença de Newcastle.
Já as vacinas importadas serão utilizadas para imunizar o gado contra a febre aftosa e dermatose nodular, as vitelas contra brucelose, e os cães e gatos contra a raiva.
Com a campanha prestes a começar, o setor visa alcançar dois objetivos principais: garantir uma cobertura vacinal mínima de 80% do efetivo animal contra as doenças mencionadas, que afetam a sua saúde e, consequentemente, a produção e economia nacional; e aumentar o número de banhos carracicidas de 10 para 14 por ano.