Sete pessoas morreram e dez casas de construção precária foram destruídas por descargas atmosféricas na província de Sofala, na presente época chuvosa.
Os óbitos foram registados nas localidades de Metuchira, Bebedo e Chirassicua, no distrito de Nhamatanda. As vítimas, que eram todas de famílias pobres, estavam a trabalhar nos campos ou nas suas casas quando foram atingidas pelos raios.
Além dos mortos, os relâmpagos também causaram ferimentos a outras cinco pessoas, que foram transportadas para o hospital de Nhamatanda.
O administrador do distrito de Nhamatanda, Adamo Ossumane, classificou a situação de preocupante, assinalando que as descargas atmosféricas tornaram-se nos últimos dias uma ameaça constante.
“Estamos a trabalhar para sensibilizar as comunidades sobre os riscos das descargas atmosféricas, mas é preciso que as pessoas também tomem medidas preventivas, como evitar ficar em locais abertos durante tempestades”, disse Ossumane.
O Governo de Sofala tem vindo a distribuir materiais de construção para ajudar as famílias que perderam as suas casas nas descargas atmosféricas.