Sociedade ITRANSMAR lança alerta e reforça operações de busca após naufrágio no porto...

ITRANSMAR lança alerta e reforça operações de busca após naufrágio no porto da Beira

O Instituto de Transportes Marítimos (ITRANSMAR) declarou um alerta na sequência de um naufrágio que ocorreu no canal de acesso ao porto da Beira, resultando na morte de três membros da tripulação indianos.

O incidente envolveu um navio de carga denominado “Cara”, pertencente à companhia indiana Unik Marine Service, e no momento da tragédia contava com 21 tripulantes a bordo, dos quais 14 eram nacionais da Índia e sete moçambicanos.

De acordo com dados preliminares, cinco nacionalidades indianas foram resgatadas com vida, enquanto três foram encontradas sem vida. Entre os tripulantes moçambicanos, seis foram também resgatados, mas um permanece desaparecido.

Em comunicado, o ITRANSMAR apela à colaboração activa da comunidade marítima, em particular, pescadores, armadores e operadores de embarcações credíveis, para monitorarem e reportem imediatamente quaisquer indícios ou manifestações de corpos, ou destroços associados ao naufrágio.

No âmbito das operações de busca, o ITRANSMAR mantém contacto constante com as comunidades de pesca e marítima, reforçando a coordenação de esforços com parceiros e outras entidades locais para assegurar uma resposta rápida e eficaz às exigências da situação.

Recomendado para si:  Confrontos mortais em Muecate após saques a donativos do INGD

O ITRANSMAR reiterou ainda o seu compromisso com a segurança da navegação e a preservação da vida humana no mar, pedindo a todos os intervenientes marítimos que redobrem a vigilância, cautela e solidariedade.