Moçambique acaba de celebrar um marco na sua medicina com a formação do primeiro ortopedista moçambicano qualificado para realizar cirurgias da coluna.
O médico Luís Francisco Letela completou com sucesso um programa internacional de “Fellowship” em Cirurgia da Coluna, que decorreu entre Setembro de 2024 e Agosto de 2025 no King George V Hospital, em Durban, África do Sul.
Antes da especialização de Letela, todos os procedimentos cirúrgicos relacionados com a coluna no Hospital Central de Maputo eram executados exclusivamente por neurocirurgiões, o que gerava longas listas de espera para os pacientes. Com a nova competência adquirida, o Dr. Letela promete aumentar a capacidade do sistema de saúde moçambicano e diminuir o tempo de espera para os doentes.
Com 14 anos de experiência, dos quais oito na área de ortopedia, Letela iniciou a sua carreira em Gaza, onde frequentemente se deparava com casos de traumatismo que exigiam transferências para a capital. Foi essa vivência que despertou o seu interesse pela cirurgia da coluna. “Em Gaza, atendíamos diversos traumas da coluna, mas sem recursos locais, tínhamos de encaminhar os pacientes para o HCM. Isso motivou-me a especializar-me nesta área”, recorda.
O médico revelou planos para criar uma unidade especializada em doenças e lesões da coluna, com capacidade para tratar desde patologias infecciosas, como a tuberculose, até traumas, hérnias, deformidades e tumores complexos. “O objectivo é começar imediatamente com as cirurgias, inicialmente focando em traumas e doenças degenerativas e infecciosas. À medida que avançarmos, incluiremos deformidades e casos mais complexos”, afirmou.
Apesar do feito, Letela destaca a existência de desafios, dado que é actualmente o único ortopedista moçambicano com esta especialização. Por isso, pretende investir na formação de novos profissionais, adaptando a experiência adquirida no estrangeiro. O médico está a considerar a implementação de um programa de formação local em cirurgia da coluna, combinando aulas teóricas e práticas em Moçambique, mantendo os estágios no exterior apenas para o aprimoramento técnico.
Durante a sua formação, Letela recebeu o “Global Spine Diploma” da AO Foundation em Davos, na Suíça, um reconhecimento internacional que valida a sua competência. Em 2022, ele já havia feito história ao ingressar no Colégio de Cirurgiões da África Oriental, Central e Austral (COSECSA), tornando-se o primeiro ortopedista moçambicano a integrar esta instituição de renome.
Com a qualificação de Luís Francisco Letela, Moçambique avança significativamente em direção à especialização local em cirurgia da coluna, uma área até agora dominada por profissionais estrangeiros.