Sociedade Organização Mundial da Saúde doa 3,5 milhões de vacinas contra cólera a...

Organização Mundial da Saúde doa 3,5 milhões de vacinas contra cólera a Moçambique

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a doação de aproximadamente 3,5 milhões de doses de vacina contra a cólera a Moçambique, conforme comunicado do governo.

O acordo foi estabelecido durante uma reunião com o director-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, na Suíça, onde o Presidente Daniel Chapo se encontrava em visita de trabalho. As vacinas têm como finalidade o início da implementação do Plano Nacional de Eliminação da Cólera (PEC), que recebeu aprovação do Conselho de Ministros este ano.

Com um orçamento aproximado de 485 milhões de dólares, o PEC foi aprovado durante a 32ª sessão ordinária do Conselho de Ministros e prevê a vacinação preventiva em áreas consideradas de maior risco, sendo esta uma das suas principais estratégias.

“Com estas doses da OMS, iremos avançar na vacinação da população, reforçando os esforços para erradicar a cólera no país”, afirmou o Presidente Chapo. O financiamento do PEC será assegurado através do Orçamento do Estado e contará com o apoio de parceiros de cooperação bilateral e multilateral, parcerias público-privadas e organizações filantrópicas.

Recomendado para si:  Avaria na subestação de Inchope deixa mais de 19 mil clientes sem energia eléctrica

Este programa evidencia o compromisso do governo em eliminar a cólera como um problema de saúde pública até 2030, assegurando que as comunidades tenham acesso à água potável, saneamento adequado e serviços de saúde de qualidade, através de acções multissectoriais fundamentadas em evidências científicas.

Já em Maio deste ano, o UNICEF e a OMS haviam enviado 2,3 milhões de doses ao Ministério da Saúde (MISAU) para fortalecer a protecção de crianças com mais de um ano e suas famílias em áreas de elevado risco. Actualmente, a cólera afecta principalmente as regiões centro e norte de Moçambique.