
Hassan Rohani, considerado um moderado, foi desqualificado pelo Conselho dos Guardiães, órgão que controla as eleições no Irão.
O Conselho dos Guardiães, um órgão religioso e político que tem poder de veto sobre as candidaturas a cargos públicos no Irão, anunciou hoje que Hassan Rohani não foi aprovado para se candidatar à Assembleia dos Peritos.
Rohani, de 75 anos, foi presidente do Irão de 2013 a 2021. Durante o seu mandato, tentou aproximar o país do Ocidente, mas foi criticado pelos conservadores iranianos por não ser suficientemente rigoroso com as leis islâmicas.
A Assembleia dos Peritos é um órgão colegial constituído por 88 clérigos eleitos por um período de oito anos. É responsável pela nomeação, controlo e eventual destituição do Guia Supremo, a mais alta autoridade do Irão.
A decisão do Conselho dos Guardiães é vista como um golpe ao moderado Rohani, que se encontrava em desacordo com o Governo conservador do Irão.














