Internacional Tropas de Israel se preparam para invasão terrestre ao norte de Gaza

Tropas de Israel se preparam para invasão terrestre ao norte de Gaza

As Forças de Segurança de Israel estão de prontidão para invadir por terra a Faixa de Gaza. A expectativa de uma incursão de grandes proporções no território palestino cresce em meio ao acirramento do conflito entre israelenses e o grupo radical Hamas.

O Exército de Israel anunciou ter iniciado incursões localizadas ao território palestino. De acordo com o jornal Haaretz, as forças de segurança entraram na Faixa de Gaza para recuperar reféns e destruir estruturas do Hamas.

No entanto, o conflito, que existe há décadas, escalou no último sábado, quando o grupo radical atacou o território israelense. Desde então, Israel passou a promover uma série de bombardeiros na Faixa de Gaza. O número de mortos de ambos os lados passa de 3 mil.

O Exército de Israel determinou que os civis que vivem na área norte da Faixa de Gaza desocupassem a região em um prazo de 24 horas. A medida, conforme as autoridades israelenses, buscaria garantir a segurança antes da invasão terrestre.

Contudo, a Organização das Nações Unidas (ONU) reagiu à determinação e disse que seria impossível deslocar 1,1 milhão de pessoas da região sem “consequências humanitárias devastadoras”.

Recomendado para si:  Colisão entre autocarros no Uganda resulta em 63 mortos e múltiplos feridos

A ONU ainda comunicou que o secretário-geral da organização, António Guterres, está em contato com Israel para tentar reverter “uma tragédia humanitária”. A informação foi repassada pelo porta-voz da instituição, Stéphane Dujarric.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, não deu indicação de recuo. Na noite de sexta, em um discurso na televisão, o premiê prometeu destruir o grupo radical e disse que “este é apenas o começo”, referindo-se à contraofensiva ao Hamas.