Internacional Taxistas de Atenas em greve exigem responsabilidades sobre acidente ferroviário

Taxistas de Atenas em greve exigem responsabilidades sobre acidente ferroviário

Os motoristas de táxis da capital grega iniciaram na quinta-feira uma greve de 24 horas exigindo responsabilidades pela tragédia ferroviária do passado dia 28 de Fevereiro, em que morreram 57 pessoas. 

O serviço de táxis em Atenas está praticamente parado e os motoristas organizam uma coluna de veículos de serviço com passagem pelo Ministério das Infraestruturas e Transportes.

O Sindicato dos Taxistas de Atenas (SATA) exige em comunicado que se apurem responsabilidades sobre o acidente ferroviário e que termine de imediato aquilo a que chamam “comercialização” dos serviços sociais de transportes.

Os trabalhadores do setor pedem ainda medidas adicionais ao Governo, como a eliminação do imposto especial sobre combustíveis.

A Grécia regista protestos e manifestações constantes desde o dia do acidente que matou 57 pessoas, na maior parte estudantes, vítimas do choque frontal entre dois comboios.

Nos protestos exige-se justiça e responsabilização do Governo conservador por não garantir segurança nos caminhos de ferro.

Nos primeiros dias, o primeiro-ministro grego, o conservador Kyriakos Mitsotakis, considerado tratar-se de “erro humano” mas pouco depois reconheceu que a zona onde se verificou o acidente não estava dotada dos sistemas de segurança.

A companhia estatal italiana Ferrovie dello Stato Italiane opera a Helenic Train, da Grécia, apesar de as infraestruturas do país dependerem da empresa estatal.

Esta semana, o chefe do Governo disse que as eleições legislativas que estavam marcadas para julho vão ser antecipadas para o mês de Maio.