O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, garantiu esta terça-feira, 31, que o novo Governo do país será conhecido dentro de dias. E afirmou que nenhum partido poderá fazer exigências para a nova formação de “iniciativa presidencial”.
“Esta semana, nas próximas horas, nos próximos dias temos Governo”, disse o chefe de Estado quando questionado pelos jornalistas no aeroporto internacional Osvaldo Vieira após o seu regresso ao país, proveniente do Senegal.
Sobre se estão a ser feitas exigências por parte dos partidos políticos para a formação do novo Governo, Umaro Sissoco Embaló disse que nenhum partido pode exigir.
“Este não é um Governo de Parlamento ou de partidos políticos, isto é um Governo de iniciativa presidencial”, afirmou, sublinhando que, até ao momento, nenhum partido fez qualquer exigência.
O Presidente guineense dissolveu a 16 de maio o parlamento da Guiné-Bissau, convocou eleições legislativas antecipadas para 18 de dezembro e reconduziu no cargo o primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam, e o vice-primeiro-ministro, Soares Sambu.
















