Internacional Governo descobriu financiamento a grupos radicais antivacinas no Canadá

Governo descobriu financiamento a grupos radicais antivacinas no Canadá

O Parlamento canadiano aprovou uma moção para investigar a origem de milhões de dólares doados através do website GoFundMe ao movimento anti-vacinação e aos grupos radicais que têm bloqueado o centro de Ottawa durante quase uma semana.

Os deputados canadianos querem que os executivos do GoFundMe compareçam perante um comité da Câmara dos Comuns e expliquem “o mais rapidamente possível” os detalhes das doações, que totalizam 10 milhões de dólares canadianos (cerca 6,9 milhões de euros).

Alguns deputados manifestaram suspeitas de que o protesto, que é considerado ilegal pela cidade de Otava, está a ser financiado por contribuições dos EUA e de outros países. Entre aqueles que ofereceram o seu apoio aos protestos anti-vacinas em Ottawa estão o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump e o empresário Elon Musk.

Os protestos começaram durante o fim de semana, quando milhares de pessoas vieram a Ottawa para expressar a sua oposição às medidas de contenção da pandemia no Canadá. Desde então, grupos anti-vacinas e radicais bloquearam as ruas em redor do Parlamento canadiano com camiões e outros veículos.

Recomendado para si:  Tempestade tropical Halong provoca um morto e dois desaparecidos no Alasca

Os manifestantes disseram que não abandonarão o seu protesto até que todas as medidas anti-covido-19 sejam removidas.