A Guarda Costeira norte-americana anunciou que resgatou em alto mar 90 migrantes cubanos desde outubro de 2020 na costa do Estado da Flórida (sul), quase tantos quanto entre esse mês e outubro de 2019.
O mais recente de uma sequência de resgates deu-se no domingo, quando seis homens e duas mulheres grávidas, há 16 dias no mar, foram resgatados próximo de West Palm Beach, depois de a jangada em que seguiam ter virado.
Os migrantes foram recolhidos por helicóptero quando se agarravam à embarcação feita de plástico e tubos de metal, a que estava acoplado um motor de automóvel.
O aumento de cubanos a tentar a arriscada travessia entre a ilha comunista e os Estados Unidos é expressivo, tendo em conta que no ano até setembro de 2020 um total de 114 foram resgatados, quase tanto como nos últimos 4 meses.
As autoridades admitem que a subida possa estar relacionada com a agudização das dificuldades económicas em Cuba, numa altura em que a actividade turística se encontra afetada pela pandemia, por expetativas de uma flexibilização da política de imigração norte-americana com o novo presidente, Joe Biden, ou por uma conjugação destes dois fatores.

















