Internacional Africa Gana vota para novo presidente em 7 de dezembro

Gana vota para novo presidente em 7 de dezembro

Os ganenses vão às urnas na segunda-feira, com o presidente em exercício Nana Akufo-Addo e o ex-presidente John Mahama como principais candidatos. O partido de Akufo-Addo fez campanha principalmente em suas iniciativas educacionais, enquanto o de Mahama se concentrou na criação de empregos e no ataque ao histórico de corrupção de seu oponente. Mas os rostos familiares também tornaram a apatia do eleitor um problema.

O governo de Gana anunciou nesta semana que segunda-feira, 7 de dezembro, seria um feriado – para ajudar a levar os eleitores às urnas para escolher o próximo presidente.

Apesar de mais de 17 milhões de eleitores registrados e 12 candidatos presidenciais, as autoridades estão lutando contra a apatia dos eleitores com os candidatos favoritos das duas últimas eleições.

O atual presidente Nana Akufo-Addo do Novo Partido Patriótico (NPP) está enfrentando seu antecessor, John Mahama, do opositor Congresso Nacional Democrático (NDC).

Mahama ganhou na eleição de 2012 e depois perdeu para Akufo-Addo na eleição de 2016.

O jornalista Al-Smith disse que, apesar de seus esforços para aumentar a conscientização sobre os efeitos do COVID-19, tem sido uma luta fazer os ganenses levarem o vírus a sério, especialmente porque as eleições ocuparam o centro do palco

Kojo Asante, do Centro de Desenvolvimento Democrático de Gana, diz que há fadiga, principalmente entre as classes médias.

“As primeiras horas são sempre um bom indicador de se as pessoas acabarão saindo”, disse Asante. “Se eles virem que a multidão está se comportando e receberem um feedback de que é muito fácil votar e, então, eles podem eventualmente sair, mesmo que tenham decidido não fazê-lo”.

Apesar do desafio, Asante afirma que sua pesquisa pré-eleitoral mostra que os ganenses estão preocupados com questões como a melhoria da infraestrutura e do emprego.

A pesquisa apontou respostas positivas sobre o manuseio do COVID-19, fontes de alimentação e educação pelo NPP.

Mas o público ficou menos impressionado com o histórico de Akufo-Addo sobre inflação, desigualdade e corrupção.

Atacar Akufo-Addo contra a corrupção foi o foco da campanha de Mahama, junto com a criação de empregos.
Mas Kobi Annan, do grupo de consultoria de risco Songhai Advisory, diz que os dois têm desempenho inferior no cargo.

“É uma escolha difícil para muita gente. Nenhum deles teve um desempenho fantástico durante seus mandatos, e acho que isso se resumirá principalmente a sentimentos em torno de coisas como educação, corrupção, criação de empregos. Acho que a criação de empregos e a educação em particular – isso afeta mais as pessoas no dia a dia do que a corrupção ”, disse Annan.

Sob a presidência de Mahama, houve uma crise de energia, escândalos de corrupção e uma desvalorização da moeda.

Em 2016, o NPP venceu por cerca de um milhão de votos e com grandes expectativas de Akufo-Addo para erradicar a corrupção.

Mas nas semanas que antecederam a eleição deste ano, a oposição NDC fez alegações de corrupção contra Akufo-Addo. O promotor especial anticorrupção de Gana renunciou apenas três semanas antes da eleição, alegando interferência política.

Embora Akufo-Addo negue qualquer corrupção em seu governo, analistas dizem que é difícil saber se as alegações terão impacto na votação.

Independentemente do resultado, ou comparecimento dos eleitores, os analistas esperam que a eleição de Gana seja justa e pacífica – como nas duas últimas eleições.

Maame Gyekye-Jandoh é chefe do Departamento de Ciência Política da Universidade de Gana.

“As emoções podem aumentar, mas com base nesses precedentes anteriores, nesses bons precedentes anteriores, acredito que a eleição será pacífica e os resultados serão considerados confiáveis ​​e legítimos”, disse Gyekye-Jandoh.

A Universidade de Gana publicou uma pesquisa eleitoral que deu ao NPP uma vantagem estimada de 11% sobre o NDC, com cinco por cento dos eleitores indecisos.