Curiosas Oficial nigeriano desmaia por duas vezes durante investigação sobre corrupção no parlamento

Oficial nigeriano desmaia por duas vezes durante investigação sobre corrupção no parlamento

Uma autoridade nigeriana entrou em colapso na TV ao vivo, respondendo a perguntas de parlamentares por má administração de fundos alocados a uma comissão de desenvolvimento na região rica em petróleo do país.

Daniel Pondei, director-gerente interino da Comissão de Desenvolvimento do Delta do Níger ( NDDC ), caiu na cadeira em menos de uma hora em sua sessão na frente de um cometê na Câmara dos Deputados.

Após o colapso, vários funcionários da sala foram em seu auxílio – um tentando impedir que ele se chocasse, outros o abanavam enquanto outro derramava água sobre sua cabeça. Ele recuperou a consciência e foi visto conversando com alguns dos ‘socorristas’.

O comitê acabou por dispensá-lo às pressas, já que alguns membros foram ouvidos pedindo a entrada de uma ambulância. Ele foi ajudado a sair do auditório com a ajuda de um policial e de dois outros homens.

NDDC foi objecto de enormes relatórios de má administração nas últimas semanas. A administração, no entanto, insiste que todas as despesas foram justificadas, incluindo uma quantia considerável para o COVID -19.

O presidente Buhari comentou na semana passada os relatórios destacando que seu governo fará tudo o que for necessário para arrancar os sabotadores do desenvolvimento na região.

“… deixei claro para a Assembléia Nacional e nossos órgãos de investigação e aplicação da lei que busquem uma melhor coordenação em seu trabalho, para que o objetivo comum de garantir sanidade, transparência e responsabilidade dos fundos dedicados possa ser alcançado.

“Todas as agências de investigação e firmas de auditoria que atualmente trabalham em colaboração com os Comitês da Assembléia Nacional para auditar e reposicionar o NDDC devem agir com urgência e com um senso de propósito, e garantir que eu seja informado de todas e quaisquer ações que estejam sendo tomadas.”