Sociedade Ministro da Saúde confirma remoção segura de fonte radioactiva após incêndio no...

Ministro da Saúde confirma remoção segura de fonte radioactiva após incêndio no HCM


O ministro da Saúde, Ussene Isse, declarou que o incêndio que destruiu parte do Serviço de Oncologia do Hospital Central de Maputo (HCM), no domingo (1 de Novembro), representa um grave retrocesso para o sector no país. Apesar dos estragos, o governante confirmou que os 22 pacientes internados foram retirados em segurança e transferidos para outra enfermaria, onde mantêm os seus cuidados médicos.

Durante as operações de socorro, as equipas de emergência removeram a cápsula de tratamento que continha a fonte radioactiva (emissora de raios gama), descartando qualquer risco de contaminação. Foram também retiradas preventivamente 30 botijas de gás e 12 viaturas expostas ao fogo.

Visivelmente emocionado, Ussene Isse garantiu que o Executivo está empenhado em assegurar a continuidade dos tratamentos e o fornecimento regular de medicamentos aos doentes oncológicos. O ministro apelou ainda à responsabilidade na divulgação de notícias, alertando a população contra a disseminação de boatos sobre a ocorrência.

Destaques da semana