Internacional Portugal prepara voo humanitário para Moçambique

Portugal prepara voo humanitário para Moçambique

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros anunciou esta sexta-feira que Portugal já recebeu das autoridades moçambicanas a autorização necessária para realização de um voo humanitário com o apoio do Estado, de Lisboa para Maputo, ainda sem data definida.

“O nosso foco está hoje em Moçambique, porque ainda está em estado de emergência, manteve fechado o seu espaço aéreo, e como havia muitos portugueses e outros europeus que tinham de regressar a Portugal, seja por motivos de trabalho, seja por motivos de saúde ou outro”, lembrou Augusto Santos Silva.

“O que fizemos anteontem [quarta-feira] foi pedir formalmente autorização para um voo com o apoio do Estado, e a resposta de Moçambique foi imediata”, explicou o ministro, acrescentando que perante a resposta positiva esta sexta-feira de manhã já se estava “a organizar o voo”.

O governante falava à Lusa à margem da apresentação do plano de ação de resposta sanitária à Covid-19 nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.

O ministro lembrou que este não é caso único no relacionamento entre Portugal e os países onde há comunidades portuguesas relevantes, como o Luxemburgo, Estados Unidos da América, Canadá, Reino Unido ou Venezuela.

Recomendado para si:  Papa Leão XIV critica tratamento de imigrantes nos EUA

“Mercê da colaboração inexcedível das autoridades locais, foi possível, respeitando os limites do tráfego aéreo, organizar voos específicos, de Estado, para todos os PALOP e muitas vezes esses voos, nos percursos até às capitais dos países, transportarem material e apoios para a frente humanitária do combate à pandemia de Covid-19”, concluiu Santos Silva.