A polícia italiana desmantelou uma rede de máfia chinesa que operava em vários países da Europa, entre eles Itália, França, Espanha e Alemanha, indicou a agência AFP citando autoridades locais.
Da operação foram detidas 30 pessoas acusadas de pertencer a uma organização criminosa que usava a violência e a extorsão para obrigar empresários a utilizar os seus serviços de transporte por toda a Europa.
“A organização criminosa (…) submetia, sobretudo, as empresas de propriedade dos seus compatriotas em Paris, Madrid, Neuss, Dusseldorf”, explicaram em comunicado as autoridades policiais italianas, que não especificaram a data da operação.
O grupo recorria à “intimidação e violência”, e operava em actividades criminosas típicas da máfia chinesa como “a extorsão, a ganância, o controlo dos jogos de azar, a prostituição e a venda de drogas”, acrescentou a mesma fonte.
Para a polícia trata-se de uma organização denominada “líder na Europa no sector de logística e transporte de produtos fabricados por centenas de empresas chinesas” presente na Itália e Europa.
A investigação, chamada “China Truck”, foi conduzida pela Polícia de Prato, centro industrial perto de Florença (centro da Itália), onde vive a maior comunidade chinesa da Itália, especializada na indústria têxtil.
A polícia anunciou a apreensão de várias viaturas, imóveis e contas correntes “num valor total de vários milhões de euros”.
Diário de Moçambique
















