Internacional Lula da Silva “comandava” desvios na Petrobras

Lula da Silva “comandava” desvios na Petrobras

Prestes a ser interrogado, na quarta-feira, pelo juiz Sérgio Moro, que lidera a operação Lava Jato, Lula da Silva sofreu um novo e duro revés.

Renato Duque, ex-director de serviços da Petrobras, acusa o ex-presidente brasileiro de liderar todo o esquema de corrupção na petrolífera.

Ficou claro para mim, muito claro, que ele [Lula] tinha pleno conhecimento de tudo e detinha o comando“, disse Duque no seu depoimento ao juiz Moro.

Segundo o ex-executivo da Petrobras, Lula deu-lhe instruções para destruir qualquer vestígio dos desvios na petrolífera e chegou a reclamar por algumas empresas não estarem a pagar as luvas prometidas.

Duque disse ao juiz que foi indicado em 2005 para a direcção da Petrobras pelo então ministro José Dirceu, braço-direito de Lula. Segundo ele, os milhões desviados eram destinados ao Partido dos Trabalhadores, a Dirceu e a Lula, cuja parte, explicou, era gerida por outro ex-ministro do PT, António Palocci, também detido.

Em São Paulo, onde participou num evento do PT, Lula voltou a negar envolvimento na corrupção e, no que foi entendido como uma ameaça a promotores, a Moro e a jornalistas caso seja reeleito nas presidenciais de 2018, disparou: “Quem sabe um dia talvez eu mande prendê-los pelas mentiras que andam falando“.

Recomendado para si:  Moçambicano julgado em Joanesburgo pelo assassinato do DJ Warras

Cm

Destaques da semana