O Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Jorge Nhambiu, considera que muitas instituições do ensino superior funcionam com inúmeras deficiências devido à falta de professores qualificados, bem como a infracção das normas para seu licenciamento.
Segundo o governante, os problemas incluem falta de docentes com um mínimo de grau de mestrado, em conformidade com o preconizado no Plano Estratégico 2012-2020, o que compromete sobremaneira a qualidade das competências dos formandos.
Nhambiu que falava esta sexta-feira na sessão de abertura da 1ª Sessão Ordinária do Conselho Nacional do Ensino Superior (CNES) disse que no país existem apenas 4.900 professores entre licenciados, mestrados e doutorados, número insuficiente para satisfazer a demanda do mercado.
“Uma das esperanças que tínhamos é que nessa altura (da aprovação do Plano Estratégico do Ensino Superior) tivéssemos professores com pelo menos mestrado e essa situação não está a acontecer”, disse para depois afirmar que “temos um grande défice do número de professores“.
Outro problema levantado pelo ministro é o de desrespeito das normas de licenciamento, por parte das instituições do ensino superior.
“Temos cerca de 52 instituições. Nós estamos neste momento a fiscalizar de forma a atribuirmos alvarás. O alvará obedecerá a cada parte da instituição, desde a sede e as faculdades“, explicou.
Questionado sobre que medidas adoptadas para travar a proliferação de casos de plágio de monografias e outros trabalhos académicos, Nhambiu avançou que foi adquirido um aplicativo através do qual as universidades poderão detectar a autenticidade do trabalho feito pelo estudante.
“Nós precisamos de uma ferramenta electrónica que nos permita com rapidez perceber que este tema que estamos a abordar é original ou não“, disse.
Refira-se que a primeira sessão do CNES, órgão consultivo do Conselho de Ministros tinha dentre outros objectivos, a reflexão sobre o Ensino Superior em Moçambique, apreciação dos estatutos do pessoal do ensino superior bem como da revisão dos estatutos da Universidade Pedagógica, A Politécnica, entre outras instituições do ensino superior.
AIM