O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, representa Moçambique na 24ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA) que arrancou nesta sexta-feira (30), em Addis Abeba, Etiópia.
Trata-se de uma reunião do mais alto nível do continente, com duração de dois dias e, de entre as várias matérias agendadas, os membros vão analisar o surto do ébola na África Ocidental, a situação de segurança no continente africano, particularmente no Burkina Faso, Líbia, República Centro Africana, Sudão do Sul, República Democrática do Congo e Somália, as mudanças climáticas e fontes alternativas de financiamento da União Africana.
Ao nível dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), Cabo Verde, pelo presidente, Jorge Carlos Fonseca, Moçambique, Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, Angola, vice-presidente, Manuel Vicente, e a Guiné-Bissau também pelo seu chefe da diplomacia, Mário da Rosa.
Ainda nos PALOP, por São Tomé e Príncipe, participa na cimeira da UA o director de política externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Urbino Botelho.
A reunião, é realizada sob o lema “2015: Ano da Capacitação e Desenvolvimento da Mulher Rumo à Agenda 2063 de África”, e enquadra-se nas celebrações de cinco anos da vigência da Década da Mulher Africana (2010-2015).