Curiosas Mulher queixa-se de tonturas e descobre que não possui parte do cérebro

Mulher queixa-se de tonturas e descobre que não possui parte do cérebro

Uma mulher de 24 anos, queixando-se de tonturas e náuseas, foi recentemente internada em um hospital na província de Shandong, na China, onde ela disse aos médicos que tinha lutado para seu equilíbrio durante toda a vida. Quando os doutores realizaram uma varredura no cérebro, imediatamente perceberam o problema: ela não o possuía – pelo menos não o tinha completamente formado. Ela não possui o cerebelo.

O caso da mulher apresenta um exemplo incrível de neuroplasticidade, o processo pelo qual uma ou mais regiões do cérebro se adaptam para compensar os danos causados à área ou perda de alguma função corporal. Se você perder um dedo, por exemplo, as representações neurais dos dedos vizinhos ficam maiores.

Sobre a mulher, no entanto, a parte do corpo em falta não é um dedo, ou um nervo óptico, mas um grande pedaço de cérebro. A equipe médica classifica a condição como um raro exemplo de completa agenesia cerebelar primária.

Hoje, no entanto, os sintomas dela, aos 24 anos de idade, não são caracterizados como debilitantes, mas sim como leves a moderados. Seus movimentos sofrem um retardado, ou ficam irregulares. Ela é casada e tem uma filha, e descreveu sua gravidez e o parto como “momentos tranquilos”.

Às vezes, as actividades do cérebro associadas a uma determinada área são redistribuídas para outros locais, diminuindo a interferência da lesão.