No âmbito da celebração da passagem dos quarenta anos da assinatura dos acordos de Lusaka, entre a República Popular de Moçambique e o regime colonial português, a 7 de Setembro de 1974, o presidente da República, Armando Emílio Guebuza, felicitou o país, pela vitória, e conquista de mais uma “batalha” conseguida na semana finda, entre o Governo e a Renamo, para a cessação total e definitiva das hostilidades militares no país.
A Praça dos heróis moçambicanos, foi o “palco” escolhido para testemunhar o encontro de várias personalidades, das quais, políticas nacionais e a comunidade internacional, entre outras classes, para se reflectir pela passagem dos quarenta anos da assinatura dos acordos de Lusaka, entre o Governo e o regime colonial português, encontro que culminou com a proclamação da independência nacional, em 1975.
O presidente da República, Armando Guebuza, falando sobre este marco histórico, relembrou a data e disse na ocasião, que o país, encontra-se a viver uma paz verdadeira, sobretudo, por coincidir com dois antes, com a assinatura de cessação das hostilidades, entre o governo e a Renamo, que por conseguinte colocou o povo alegre, voltando ao gozo da estabilidade política e social.
“A cessação das hostilidades militares, vai trazer uma outra imagem para a campanha eleitoral. Felizmente como estamos em período eleitoral, a declaração do cessar-fogo, vai fazer com que as campanhas decorram num bom ambiente e de paz”, enfatizou o estadista.