No âmbito da campanha eleitoral, que constitui o momento auge da preparação das eleições presidenciais e legislativas, neste que foi o terceiro dia da campanha, o Presidente Honorário da FRELIMO, Joaquim Alberto Chissano, escalou o Distrito Municipal Ka Maxakeni.
O antigo estadista moçambicano foi recebido no Comité do Partido Frelimo, pelas 10h00, onde o aguardavam populares e simpatizantes do “batuque e maçarroca”.
Na ocasião, Joaquim Chissano, referiu que a FRELIMO trabalha de maneira exaustiva na preparação das eleições, reunindo, desde a fase inicial, os requisitos para a vitória. “Esse esforço na manutenção da paz, tramitado com sucesso e trabalhando com toda a população, indo de acordo com as aspirações do povo pela estabilidade, são factores que contam para a vitória”, disse.
O Nobel da Paz relembrou igualmente o engajamento da Frente de Libertação de Moçambique com o bem-estar dos moçambicanos, desde o período colonial até aos dias de hoje. “Eu penso que o povo moçambicano está satisfeito porque a Frelimo sempre o conduziu para a paz e devo dizer que fê-lo desde a propria Luta de Libertação Nacional. Os acordos de Lusaka com os portugueses, o acordo de Inkomati, com os sul-africanos, os acordos de Roma, com a RENAMO e, desta vez, todas as aberturas levadas a cabo no diálogo com o partido de Afonso Dhlakama, é um trabalho que foi feito pelo nosso partido em busca da paz”, referiu.
O Ex-presidente de Moçambique disse ainda que o candidato da Frelimo às eleições presidenciais deste ano é diferente, mas tem os mesmos ideiais que os governantes anteriores, por isso, darão continuidade ao trabalho que até então se tem efectuado. “A meta é a mesma porque é uma caminhada longa que passa, primeiro, por vencer a pobreza e, em geral, o subdesenvolvimento. Este é o objectivo de muitos outros países, sobretudo os africanos, e que a nível de Moçambique está a ser alcançado. Há etapas que já foram ultrapassadas, o que nos dá a certeza de que venceremos. Este desafio vem com todos os seus compontentes – educação, saúde e transporte – são pontos tomados em consideração por Felipe Nyussi”, declarou.
Joaquim Chissano exortou aos moçambicanos a escutar o candidato da Frelimo porque “é uma pessoa muito influente e comunicativa, portanto, dá para ouvir.” afiançou.
Chissano depois de visitar igualmente o Bairro da Polana-Caniço “A” onde efectuo campanhas porta-à-porta e interpessoal nos quarteirões 22, 23, 24 e 25 e ainda reuniu com os munícipes; e já a terminar a visita, o ex-estadista escalou a sede distrital da Organização da Mulher Moçambicana (OMM) para um encontro com os líderes religiosos.