Nacional Moçambique e Zimbabwe firmam acordo para combate ao contrabando de algodão

Moçambique e Zimbabwe firmam acordo para combate ao contrabando de algodão

As autoridades do sector agrícola moçambicanas e zimbabweanas  firmaram um acordo conducente ao combate efectivo do contrabando de algodão, acto que acontece com maior frequência nas zonas fronteiriças entre os dois países, na província de Manica.

 O chefe dos Serviços Provinciais de Agricultura de Manica, Zacarias Muzaja, citado pelo Diário de Moçambique  disse que alguns agentes optam pela violação das regras, colocando a sua produção naquele país, com fábricas mesmo nas proximidades da linha de fronteira.

 “Essa actividade  está a ter implicações sérias na área do algodão em Moçambique, em revitalização depois de longos anos de adormecimento, tanto na produção como no seu processamento”, referiu.

 De entre os potenciais compradores aparecem as companhias China África e a OLAM, que têm vindo a incentivar a produção da referida cultura, para o seu processamento em unidades fabris existentes no país, com particular destaque para as de descaroçamento e de produção de oleaginosas implantadas nas províncias de Manica e Sofala.

 No plano nacional está estabelecida uma meta de sete mil hectares para as províncias de Manica e Tete, visando responder às preocupações do sector industrial em termos de matéria-prima para o seu funcionamento pleno.