O Presidente Armando Guebuza inaugurou ontem o Parque de Ciência e Tecnologia de Maluana, no distrito da Manhiça, província de Maputo.
A infra-estrutura, ainda em fase de construção, já conta com um edifício em funcionamento, o Centro de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (CIDT).
O parque de ciência e tecnologia visa a gestão do fluxo do conhecimento e actua como uma ponte entre a pesquisa e o mercado.
Para o efeito, conta com laboratórios de especialidade nas áreas de redes, servidores e desenvolvimento de aplicações, espaço para hospedagem de empresas e base tecnológica; salas de conferências e escritórios para administração do parque de ciência e tecnologia.
O Parque de Maluana é o primeiro de um grupo de quatro que serão instalados pela Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, Empresa Pública (ENPCT, E.P.) no âmbito do programa nacional de parques de ciência e tecnologia, desenhado em 2008 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
Os referidos parques são instrumentos significativos para o desenvolvimento socioeconómico e de inovação nacional. Eles são estabelecidos com o objectivo de suportar, revitalizar e diversificar economias e são, na sua maioria, empreendimentos conjuntos entre governos, sector privado e instituições de ensino superior e de investigação.
O Parque enquadra-se na iniciativa de promover o fornecimento de soluções científicas e tecnológicas para os sectores prioritários definidos no quadro político de Ciência e Tecnologia de Moçambique (PARPA), Plano Quinquenal do Governo (2005-2009), Agenda 2025, Estratégias de Ciência, Tecnologia e Inovação de Moçambique que têm como objectivo a melhoria da qualidade de vida da sociedade moçambicana.
O programa nacional de criação de parques de ciência e tecnologia prevê o desenvolvimento de outros três parques num horizonte temporal de 10 à 15 anos, nas províncias de Nampula (Norte), Zambézia e Manica.