O distrito de Tambara está isolado do resto da província de Manica, devido à subida do caudal do rio Muira, na sequência das chuvas intensas que têm vindo a cair na zona centro do País. Esta situação faz com que os preços dos produtos básicos disparem naquele ponto do País.
O delegado do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), João Vaz, disse que o distrito de Tambara está isolado desde o passado fim-de-semana. Devido à intransitabilidade, camiões de carga estão estacionados nas margens do rio.
“Além do rio Muira, o troço Mungari-Muira está, igualmente, intransitável por causa da destruição de um drift, num dos cursos hídricos da estrada Guro-Tambara. A estrada Guro-Tambara sofreu três cortes”, disse.
João Vaz acrescentou que os passageiros carregam as bagagens à cabeça e atravessam o rio. “A ginástica é a mesma de sempre. Os produtos são levados à cabeça e descarregados noutros carros, noutra margem do rio, e daí percorrem até Nhacolo. Chegados ao rio Tchidji, faz-se a mesma ginástica”, disse.
Segundo Vaz, o outro distrito que se encontra na mesma situação é Mussurize, no sul da província, onde a única alternativa para a circulação e transporte de produtos é via Zimbabwe.