O Primeiro-ministro moçambicano, Alberto Vaquina, garantiu que o país apresenta condições favoráveis para criação de um ambiente de negócios estável e tem levado a cabo inúmeras iniciativas ligadas a melhoria do ambiente de negócios.
Falando hoje em Maputo, no 8º Conselho Alargado de Consulta (CAC), Vaquina disse que o que tem influenciado a procura de soluções para a melhoria do ambiente de negócios no país é a reforma do sector público iniciada pelo Governo em 2001, associada a dinâmica imprimida pela integração regional.
“Na melhoria do ambiente de negócios, registam-se alguns avanços, mas num ritmo ainda lento, tomando em atenção a urgência requerida pelos desafios que se colocam na actual conjuntura económica mundial”, adicionou primeiro-ministro.
Vaquina enalteceu o sector privado por aquilo que tem feito em prol da projecção do mercado para consumo e exportação, tendo como foco as reformas que o governo vem implementando para a melhoria de negócios.
Por seu turno, o presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Rogério Manuel, mostrou-se indignado na implementação das reformas no país.
“Reconhecendo que o balanço é apenas semestral, queremos, aqu,i manifestar a nossa indignação pelo passo bastante lento que as reformas no país estão a levar”, vincou o presidente da CTA.
Rogério Manuel entende que maior parte das reformas programadas para este ano estão em curso, outras estão paradas e não existem garantias da sua conclusão até ao final de 2013.
O presidente da CTA disse ainda que tem estado a assistir a aprovação de leis e introdução de taxas que constituem um retrocesso aos ganhos já alcançados.
Para se acelerar o processo desse convencido que o governo saberá encontrar formas de acomodar as preocupações da sua agremiação, apelando que se acelerem as reformas e reformas, Manuel afirmou que se deve reforçar a liderança e vontade política, a redefinição do arranjo institucional para a coordenação das reformas e a responsabilização e cumprimento de prazos.
O presidente da CTA mostrou-m alguns dos assuntos mais urgentes.
A Janela Única Electrónica está entre uma das principais reformas implementadas pelo Governo com grande potencial para a melhoria do ambiente de negócios em Moçambique.