Estradas completamente danificadas, várias condutas de água destruídas e dezenas de famílias sem água potável há um mês é o saldo do intenso tráfego de camiões pesados através da Rua 1 do bairro Alto da Manga na cidade da Beira. Segundo os moradores, devido ao tráfego constante de camiões, torna-se quase impossível para o Fundo de Investimento em Património de Abastecimento de Água (FIPAG), que gere o sistema da cidade da Beira, fazer a reposição de tubos de água que vão sendo destruídos pela força dos camiões e, quando tal facto acontece, os mesmos não tardam e voltam a rebentar.
Este é o cenário que está a tirar o sono a dezenas de moradores da Manga que são obrigados a percorrer longas distâncias à procura do precioso líquido e a viver com seus quintais totalmente alagados de água, que devia jorrar nas suas torneiras, mas que vai parar à rua.
Com a passagem dos camiões, alguns em grande velocidade, a água é projectada para os quintais, criando outros charcos além dos já existentes nas ruas, o que, por si, representa perigo à saúde pública.
No bairro do Alto da Manga, os moradores acreditam que a solução do problema passa por nivelamento da estrada de 15 a 15 dias, por forma a fortalecer a estrada e, dessa forma, proteger as conduta da água.
Para alegria dos moradores esta solução está para breve, pois, de acordo com Shabir Hassan, gerente de uma das empresas de transporte instaladas naquela rua, num total de nove, está previsto, para breve, um projecto de reabilitação daquela rua financiada pela sua empresa.