Nacional Rios Chire e Zambeze são única opcão para o comércio exterior do...

Rios Chire e Zambeze são única opcão para o comércio exterior do Malawi – Zucula

O governo de Moçambique defende que apesar da obsessão do Malawi em navegar os Rios Chire e Zambeze, esta não é a única opção para viabilizar a economia malawiana no que toca às suas importações e exportações.

O pronunciamento foi feito em Lilongwe pelo ministro moçambicano dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, quando abordado pela nossa fonte, sobre a navegabilidade daqueles dois rios visando garantir o comércio internacional do Malawi, um país sem acesso directo ao mar.

O projecto do Malawi é navegar os Rios Chire e Zambeze desde Nsanje até ao porto de Chinde, na província da Zambézia, mas o governo moçambicano exige primeiro um estudo para se determinar a viabilidade desta rota.

Zucula precisou que Moçambique oferece outras alternativas de transporte ao Malawi, tendo citado as infra-estruturas ferroviárias.

O governo de Lilongwe já conseguiu três milhões e meio de dólares para o estudo de viabilidade, mas só nos finais do próximo ano é que se saberá se a intenção do Malawi poderá ir avante ou não.

Visando dar corpo ao projecto, o governo do falecido Presidente Bingu wa Mutharika construiu e inaugurou precipitadamente o pequeno porto de Nsanje, avaliado em vinte milhões de dólares, aparentemente como forma de pressionar o governo moçambicano para descartar o estudo de viabilidade.

No entanto, a tentativa malawiana redundou em fracasso.